JOVEM REPÓRTER

Aluna do Jovem Repórter mostra trabalho da Banda Sinfônica de Sobradinho

Heloísa Helena, do Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho, conversou com fundador e participantes da banda que tiveram vidas transformadas pela música


Publicação: 20/01/2017 17:08 | Atualização: 20/01/2017 17:37

Texto e fotos: Heloísa Helena Carvalho, Jovem Repórter

 

 (Heloísa Helena/Jovem Repórter)
A Banda Sinfônica de Sobradinho foi fundada em 1979 pelo Maestro José Antônio da Silva Nascimento. No início, era uma banda de fanfarra para alunos da Secretaria de Educação. Alguns anos depois, se transformou em Banda Sinfônica e agora também conta com instrumentos de sopro. Tem um repertório rico e de vários estilos musicais, que passam por composições nacionais de grandes artistas, com frevos, dobrados e músicas populares, além de grandes nomes internacionais como Frank Sinatra. O grupo tem conquistado a capital e ganhado a adesão de muitos jovens.

 

 (Heloísa Helena/Jovem Repórter)
Nascimento foi mestre da banda por 33 anos. Segundo ele, o objetivo do grupo é melhorar a cultura da comunidade, levar conhecimento e dar oportunidade aos jovens de ingressar no mercado de trabalho. “Ganhamos vários campeonatos nacionais em Brasília e São Paulo. Também viajamos para Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Goiânia e outros lugares”, lembra o fundador. Para os músicos, é mais que um grupo musical: um lugar onde fazem amigos eternos, aprendem outras culturas musicais e formam profissionais de sucesso.

 

A claretinista Suzana dos Santos, 31 anos, está na banda há 10 anos e vai se formar em breve na Escola de Música. “A Banda me fez crescer na vida profissional”, afirma. O trompetista Héber Filipe de Oliveira (2ª foto), 25, entrou na turma na mesma época que Suzana. “Entrei influenciado por amigos que já tocavam aqui. Quando fiz 15 anos, vim estudar com o maestro Nascimento, estou aqui até hoje e já sou um profissional. A Banda é uma referência, um celeiro que exporta músicos de qualidade.”

 

 (Heloísa Helena/Jovem Repórter)
A vida acadêmica e profissional de Hengleysson de Souza França (3ª foto), 21, teve uma reviravolta graças à Banda Sinfônica, onde toca trombone há 8 anos. “Mudou completamente a minha vida. Eu queria estudar biologia, mas hoje faço música e logo me formo em bacharel na Universidade de Brasília (UnB).

 

A atual maestrina do grupo é Elaine Cristina de Oliveira (1ª foto), 33. Ela entrou na Banda com 12 anos. “Aqui é um celeiro de grandes músicos, formação de indivíduo, de socialização e formação profissional. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte da nossa família”, afirma. “Infelizmente temos uma dificuldade muito grande de recursos financeiros, mas o nosso grande alvo é aumentar o trabalho e trazer novos professores, já que agora somos uma associação independente, sem fins lucrativos”, completa Elaine. Os concertos da Banda Sinfônica são abertos ao público e de classificação livre. A divulgação é feita geralmente pela internet e pelos próprios músicos.

 

Edição: Camila de Magalhães

 

Mais de 400 jovens certificados


O curso Jovem Repórter é uma evolução do Repórter Mirim, cuja primeira edição foi realizada em 2014. Já são mais de 400 alunos certificados. Em 2016, as aulas do Jovem Repórter foram realizadas nos sete Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pela Fundação Assis Chateaubriand no Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Alunos de 12 a 17 anos aprenderam técnicas de reportagem e fotografia e conheceram mais sobre o mercado de trabalho na área de comunicação.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand