ESPORTE E CIDADANIA

Jornal do Jovem Repórter chega a Centros Olímpicos e Paralímpicos

Conteúdo produzido por alunos do curso em 2016 é distribuído em Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião


Camila de Magalhães -

Publicação: 22/12/2016 19:16 |

Na Estrutural, alunos comemoraram a concretização do trabalho final do curso (Foto: Bruno Sellani/FAC/D.A Press)
Na Estrutural, alunos comemoraram a concretização do trabalho final do curso (Foto: Bruno Sellani/FAC/D.A Press)

O mês de dezembro foi especial para os alunos que concluíram o curso Jovem Repórter nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I e Samambaia, São Sebastião e Estrutural. Nos dias 20, 21 e 22, foram entregues os jornais impressos com fotos e reportagens que produziram ao longo do curso. A iniciativa é uma parceria da Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

 

A produção das imagens e textos foi o trabalho final dos alunos. A garotada, de 12 a 17 anos, foi convidada a sugerir pautas sobre esportes e outros assuntos de interesse e tiveram como desafio fazer os registros. O resultado foram diversas matérias sobre modalidades esportivas, os benefícios dessa prática para a saúde, dicas de leitura, meio ambiente, tecnologia, educação. As melhores fotos ganharam destaque em galerias de imagens nos jornais.

 

O jovem Israel Alves, 16 anos, ficou orgulhoso em ver um de seus cliques publicado na capa do jornal do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural. Ele foi um dos 43 certificados na unidade. “Só eu sei como esquentou a minha barriga deitar no chão para tirar essa foto”, comentou ele, sobre o ângulo que preferiu adotar para fotografar um colega correndo na pista de atletismo. Ele também participou de uma matéria sobre futebol, em que conta a história de um professor que atua como árbitro. “É bem gratificante. Nessa hora que vemos que tudo o que nós plantamos, nós colhemos. É uma inspiração minha. Sempre quis fazer um curso de fotografia e me especializar mais na área. Saio daqui me sentindo completo e realizado”, comentou Israel.

 

Quem também gostou da oportunidade foi a aluna Natália Guedes, 12, de Ceilândia. “Tive uma experiência que muitas pessoas gostariam de ter. Foi uma experiência muito boa, que vai ter influência no meu futuro. Mudou a minha escrita, a fala e o relacionamento com outras pessoas”, disse a menina.

 

O curso

 

Criado em 2014, o curso Jovem Repórter já certificou cerca de 400 alunos, com turmas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Durante as aulas, jovens de 12 a 17 anos aprendem técnicas de fotografia e reportagem, e conhecem o ambiente profissional de jornalistas de TV, jornal e rádio, em visita à sede dos Diários Associados. A iniciativa é da Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand