TURISMO

Fundação apresenta Embaixador do Turismo de Brasília a frente parlamentar

Projeto foca na mobilização, capacitação e engajamento de jovens para a promoção turística de 23 regiões administrativas do Distrito Federal


Camila de Magalhães -

Publicação: 30/03/2017 18:41 | Atualização: 30/03/2017 19:01

Representantes da Fundação Assis Chateaubriand, Fecomércio-DF e Câmara Legislativa discutiram sobre o potencial do turismo brasiliense (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Representantes da Fundação Assis Chateaubriand, Fecomércio-DF e Câmara Legislativa discutiram sobre o potencial do turismo brasiliense (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
 

 

A Fundação Assis Chateaubriand recebeu na manhã desta quinta-feira (30/3) representantes da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Legislativa do Distrito Federal para a apresentação do projeto Embaixador do Turismo de Brasília, a ser realizado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

 

A proposta é mobilizar e engajar jovens de 23 regiões administrativas para a promoção do turismo local. A iniciativa prevê a preparação dos embaixadores em oficinas de jornalismo, fotografia, produção de vídeo e mídias sociais, realização de concurso de fotografia e experiência turística guiada, além da capacitação de educadores sobre transversalidade do turismo, com impacto direto em 30 mil estudantes da rede pública de ensino.

 

O projeto visa envolver o meio educacional na promoção e no fortalecimento turístico local, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do turismo para o desenvolvimento das regiões administrativas. Entre os benefícios para a população residente e para os turistas, estão um maior envolvimento da comunidade, diversificação e geração de empregos, ganho de conhecimento sobre a cidade, geografia, história, cultura e turismo locais.

 

Ponto turístico diferenciado

 

Na avaliação de Evaristo de Oliveira, presidente da Fundação Assis Chateaubriand, a formação de pessoas agrega valor ao setor turístico. “Essa preparação é importante para dar a Brasília um turismo da dimensão tão buscada por todos nós. Brasília merece um programa de turismo à altura da cidade, é um ponto turístico diferenciado do restante do país”, destacou.

 

Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF, destaca que há uma preocupação coletiva em se encontrar uma fórmula para desenvolver o turismo local. “Isso porque ele reage muito rapidamente na geração de emprego e renda, e nossa cidade tem tudo para ser um destino turístico. Vamos precisar desses embaixadores bem treinados para falar da nossa cidade e nos ajudar a criar a satisfação daqueles que nos visitam. Aliado a isso, é preciso que o Estado se preocupe no que diz respeito à arrumação da casa, à infraestrutura básica”, observou Adelmir.

 

Para o deputado distrital Wasny de Roure, presidente da Frente Parlamentar do Turismo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o projeto Embaixador do Turismo é um instrumento de catalisação e mobilização de jovens. “Dar continuidade a isso é muito importante. O turismo é uma agenda preterida em Brasília e precisamos dar toda força necessária que ele possa ser resgatado e exercer o pleno vapor, pelo tanto que essa cidade representa para o país”, defendeu.

 

Experiência na área

 

A Fundação Assis Chateaubriand conta com vasta experiência na área de turismo, com a realização de projetos como o Revelando Tocantins e o Revelando Pernambuco, que tinha como uma das ações o Embaixador do Turismo. Foram eleitos 25 jovens para representar e apresentar o potencial turísitco de diversas cidades pernambucanas.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand