ESPORTE E CIDADANIA

Medalhistas do Parapan são homenageados em Centro Olímpico e Paralímpico

Alunos de Ceilândia e São Sebastião, Parré e Jéssica são exemplos para os colegas. Homenagem é destaque no Correio Braziliense


Camila de Magalhães -

Publicação: 31/08/2015 17:48 | Atualização: 31/08/2015 18:08

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Destaques do Brasil no atletismo em cadeira de rodas e goalball, os atletas Ariosvaldo Fernandes da Silva (Parré), 38 anos, e Jéssica Vitorino, 21, receberam uma homenagem especial na última sexta-feira (28/8) pelos resultados conquistados nos Jogos Parapan-americanos do Canadá na primeira quinzena de agosto de 2015. Alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia – Parque da Vaquejada e de São Sebastião, respectivamente, eles contribuíram para que o país alcançasse o primeiro lugar geral no quadro de medalhas da competição.

O velocista Parré foi prata nos 100m e 400m. Representando a Seleção Brasileira de Goalball, Jéssica trouxe para casa o ouro. Para comemorar as vitórias, a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand preparou um momento cívico especial para os dois no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia, ao lado dos professores que acompanham o dia a dia de treinamento dos atletas, Heeyhashy Nascimento e Gabriel Goulart. Dezenas de alunos de todas as idades prestigiaram o evento, que contou com a participação da superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges, e da secretária de Estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros (foto).

Orgulho


Mariana Borges parabenizou os atletas e a equipe técnica. “É um orgulho especial de ter em nossa equipe profissionais tão comprometidos que podem contribuir para a formação e o desenvolvimento de atletas como a Jéssica e Parré. Também não poderíamos deixar de reconhecer o esforço de cada um em defender o Brasil e o desempenho brilhante que tiveram. A determinação, vontade e disciplina são exemplos para os demais alunos se espelharem”, observou a superintendente.

Como ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, a secretária Leila Barros destacou a dificuldades de representar o país em competições internacionais. “Quando a gente ultrapassa as trincheiras da nossa cidade para representar a nação, é um peso enorme que a gente carrega. Hoje temos o privilégio de ter conosco duas estrelas do paradesporto nacional treinando aqui nos Centros, sendo um exemplo para os nossos meninos. Eles são campeões da vida, exemplos como cidadãos que promovem o bem. É isso que precisamos passar para os nossos jovens, a esperança que esses dois estão mostrando nos treinos”, completou Leila.

Força do paralímpico

Preparador físico de Jéssica em São Sebastião e técnico na seleção brasiliense de goalball, Gabriel Goulart comemorou a vitória. “É empolgante porque a gente sabe na pele o que ela passou para chegar nessa medalha. Fico muito feliz pelo trabalho dela porque a gente vê a força de vontade dela para chegar ao treino e se adaptar fisiologicamente”, destacou o professor.

O auxiliar técnico de Parré em Ceilândia, Heeyhashy Nascimento, também lembrou os esforços para levar o atleta ao desempenho de ponta e ressaltou a importância do reconhecimento das instituições e dos alunos. “O esporte paralímpico não é muito comentado e reconhecido no Brasil. Quando podemos mostrar, principalmente no Parapan, o quanto nós somos fortes, a gente demonstra que ter uma rotina de treinos exemplar é fundamental para qualquer conquista”, avaliou.

Para saber mais sobre a história de Jéssica e Parré, confira a matéria publicada em 31 de agosto de 2015 no caderno Superesportes do jornal Correio Braziliense, com o título Homenagens aos medalhistas do Parapan-Americano:

 

 

>> Veja mais fotos e acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand