Esporte e Cidadania

Centros Olímpicos e Paralímpicos iniciam suas atividades após Carnaval

A partir de 16 de fevereiro os Centros de Sobradinho, Estrutural e Ceilândia - Setor O estarão abertos ao público, sob a gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand


Publicação: 03/02/2016 18:06 | Atualização: 11/02/2016 16:38
 (Camila de Magalhães/FAC/D.A. Press)


Carolina Lobo

Mais três Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal estão sob gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand, a partir deste ano. Os Centros de Sobradinho, Estrutural e Setor O de Ceilândia se somam aos outros quatro: Ceilândia - Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Ações que aliam esporte e educação serão realizadas com crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência, nesses centros esportivos como parte de iniciativa promovida desde 2011 pela Fundação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer.

"Agora, sete dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF estarão sob os cuidados da nossa equipe. Nosso desafio é atrair mais crianças e jovens não só dessas comunidades, mas de seus arredores, com o acesso gratuito ao esporte, focado em um trabalho qualificado", destaca Eduardo Gay, gerente de projetos da Fundação.

Eduardo ressalta que o esporte tem o poder de transformar as pessoas. "Observamos isso nos últimos cinco anos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal em que já éramos responsáveis pela gestão pedagógica. A cada ano, professores de educação física, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais atendem mais de 11,6 mil pessoas", afirma.

Inclusão e identificação de talentos

Existe um grande destaque para as modalidades adaptadas. Um núcleo especializado em trabalhos com pessoas com deficiência garante o atendimento a alunos que apresentam mobilidade reduzida, deficiência intelectual ou múltipla e transtorno global de desenvolvimento. O resultado é bilateral: de um lado, pessoas que ganham autoestima, confiança e segurança para alcançar seus objetivos; do outro, profissionais que transformam o esporte numa importante ferramenta de integração social.

Outro destaque é o Futuro Campeão, programa de rendimento esportivo. Por meio de seletivas para reconhecer talentos promissores do esporte, identificam-se aqueles aptos a receberem treinamento específico. O objetivo é formar atletas capazes de representar o Distrito Federal em competições nacionais e internacionais. "Primamos pelo trabalho técnico, especializado, com estímulo à participação em competições. Esse universo é nosso celeiro de talentos. Com o olhar crítico dos nossos professores, fazemos uma seleção periódica dos alunos que participarão do programa de rendimento", explica Eduardo Gay.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand