ESPORTE E CIDADANIA

Fundação Assis Chateaubriand amplia seu trabalho em prol do esporte no DF

Centros Olímpicos e Paralímpicos de Sobradinho, Estrutural e Ceilândia - Setor O se somam aos outros quatro COPs já sob gerência da FAC


Publicação: 29/02/2016 19:22 | Atualização: 29/02/2016 19:34

Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural iniciou suas atividades de 2016 no dia 16 de fevereiro (Leandro de Carvalho/FAC/D.A Press)
Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural iniciou suas atividades de 2016 no dia 16 de fevereiro


Em 2016 a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) adquire a possibilidade de atrair mais crianças e jovens, além de adultos e idosos, ao acesso gratuito ao esporte com a ampliação das comunidades atendidas no Distrito Federal. Agora com as unidades da Estrutural, Sobradinho e Ceilândia - Setor O, sete dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF estão sob a gestão pedagógica da Fundação. Com a opção de mais de 30 modalidades esportivas convencionais e adaptadas, nesses locais são desenvolvidas atividades pedagógicas e lúdicas ligadas ao esporte.

Um dos grandes desafios é a gestão do COP da Estrutural, região administrativa com um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do DF. Por se tratar de uma região de grande vulnerabilidade social, será o único centro no qual as crianças e jovens irão praticar atividades durante todo o período da manhã ou da tarde, em horário contrário ao da escola, de terça a sexta-feira. A medida é fruto de debates com a comunidade local.

Para a superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges, o esporte tem o poder de transformar as pessoas e contribuir para uma sociedade mais justa ao oportunizar o direito à cidadania e proporcionar o acesso às atividades esportivas, afastando crianças e jovens da violência urbana e das drogas. “É mais do que apenas uma prestação de serviço. É um ato de responsabilidade, de transformação da sociedade, de melhoria de todo uma comunidade e das perspectivas da população”, destaca ao comemorar o início dos trabalhos nesses três centros esportivos.

Eduardo Gay, gerente da FAC, reitera que, com orientação e estrutura adequadas, a prática esportiva pode mudar para melhor a vida de uma comunidade. “O esporte é uma ferramenta eficaz de transformação social. Com as atividades esportivas desenvolvemos as habilidades dos alunos. E nas competições colocamos as técnicas em prova. Em 2015 foram centenas de medalhas conquistadas por nossos alunos em campeonatos locais, nacionais e até internacionais. Os jovens passam a enxergar no esporte novas perspectivas para suas vidas. Temos ali um celeiro de atletas. Isso os motiva e os mantém nos Centros", ressalta Eduardo.

E complementa: "Aos que não se desenvolverem para se tornar atletas profissionais, a permanência nos COPs possibilita agregar valores importantes para a formação cidadã, como espírito de equipe, respeito, disciplina, responsabilidade, habilidade de lidar com vitórias e derrotas. É uma experiência que irá torná-los cidadãos melhores”.

Com os sete Centros Olímpicos e Paralímpicos – além dos três novos, os COPs de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Samambaia, São Sebastião e Riacho Fundo I –, a expectativa é o atendimento de mais de 15 mil pessoas diariamente. As equipes de cada unidade esportiva são compostas por professores de educação física, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.


...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand