ESPORTE E CIDADANIA

Jovens da Estrutural são certificados em oficinas sobre cinema e TV

Alunos do Centro Olímpico e Paralímpico aprendem a produzir roteiros e têm noções básicas de interpretação para atuar nas telinhas e telonas


Camila de Magalhães -

Publicação: 28/10/2016 17:00 |

Diretora Marcella Tamm ensinou técnicas usadas nas telinhas e nas telonas, mostrou possibilidades de carreira e revelou talentos (Foto: Leandro de Carvalho/FAC/D.A Press)
Diretora Marcella Tamm ensinou técnicas usadas nas telinhas e nas telonas, mostrou possibilidades de carreira e revelou talentos (Foto: Leandro de Carvalho/FAC/D.A Press)
 

 

Cerca de 30 alunos do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural recebem, neste sábado (29/10), os certificados de conclusão das oficinas de roteiro e de interpretação para cinema e televisão, realizadas pela cineasta, roteirista e diretora Marcella Tamm nos meses de setembro e outubro.


Com o apoio da Fundação Assis Chateaubriand, responsável pela gestão pedagógica da unidade esportiva – em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal –, Marcella ensinou técnicas usadas nas telinhas e nas telonas, mostrou possibilidades de carreira e revelou talentos que possam integrar o elenco de seu filme longa metragem, que deve sair do papel em breve.

 

Na oficina de roteiro, os alunos da Estrutural aprenderam como se organizar ideias dentro de uma narrativa para TV e cinema. Mostrou como se transforma aquela história que você sabe contar para uma mídia especifica, para virar programa de TV ou cinema. O pré-requisito não foi escrever corretamente, mas saber organizar ideias e fatos.

 

Na outra oficina, foram realizados exercícios básicos de interpretação para todas as linguagens, dicção, controle de voz, confiança, noção de espaço, postura para TV e cinema, que se diferem um pouco do teatro. “Como a profissão é muito lúdica, parece brincadeira, os jovens não sentem um peso de um trabalho. Tem a responsabilidade, a pressão e o estresse, mas ao mesmo tempo são muito divertidas as soluções. O uso da criatividade está presente a todo momento”, observa a cineasta.

 

Abrindo horizontes

 

De acordo com a diretora, foram momentos de aprendizagem, não só para os alunos, como também para ela, que atualmente trabalha para levar aos cinemas um filme cuja história se passará em um lixão – realidade de parte dos alunos que participou das oficinas.

 

“Busquei oferecer uma oportunidade de abrir horizontes, para que esses jovens possam conhecer profissões que parecem tão distantes, mas estão no alcance da mão. No caso do audiovisual, cabe todo mundo e o espaço está crescendo. Quando você mostra uma nova oportunidade, fomenta novos talentos, novas possibilidades, traz mais recursos para a diferenciação de um futuro, uma profissão, uma vida", explica Marcella Tamm.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand