Estudantes de Vicente Pires participam do projeto Leitor do Futuro
Garotada entendeu o que há por trás das páginas do maior jornal da capital federal e como funciona a transmissão da rádio mais ouvida pelos brasilienses
"Achei mais interessante passar por todo o Correio Braziliense e ver como eles fazem o trabalho. Eu via o jornal e não sabia como era feito", comentou a estudante Fernanda Gonçalves, 10 anos. Para a colega Juliana Gomes, 10, o que chamou mais a atenção foi a rádio. "Muito bom poder conhecer tudo, principalmente ver a rádio com o locutor falando. Achei muito legal", observou a pequena.
Na avaliação da professora Rafaela Moramai, é muito importante que as crianças entendam os fundamentos da comunicação. "Não é só uma folha de papel, talvez alguns alunos pensassem que aquele conteúdo simplesmente apareceu lá. Eles precisam saber que por trás disso, existem pessoas que trabalham e buscam informações para que o jornal chegue à casa deles. Também foi legal aprenderem que o Correio foi fundado junto com Brasília e faz parte da história da cidade", destacou a educadora.
A visita faz parte do projeto Leitor do Futuro, desenvolvido pela Fundação Assis Chateaubriand.
Quem pode participar
Escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e particular do Distrito Federal e Entorno, além de outras instituições que desenvolvem trabalhos com crianças e jovens, podem solicitar o agendamento de uma visita pelo projeto Leitor do Futuro. Informações sobre o projeto pelo telefone (61) 3214-1508 ou pelo e-mail leitordofuturo@facbrasil.org.br
O Leitor do Futuro nasceu em 1993 com o objetivo de levar às crianças em idade escolar o hábito da leitura. Desde então, mais de 20 mil jovens participaram desse projeto que promove uma visita educativa à sede dos Diários Associados para que conheçam as diferenças entre os diversos meios de comunicação e como é o processo de produção da notícia. Durante o passeio, os estudantes caminham pelos bastidores das redações dos jornais Correio Braziliense e Aqui-DF, pelos estúdios da rádio Clube FM e entram em contato com uma série de profissionais do mercado. A ideia é proporcionar aos estudantes um olhar questionador e consciente sobre a sociedade que os envolve, mostrando-se a importância de se manter bem informado.
Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.twitter.com/fachateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand