Projeto Esporte e Cidadania terá novidades para 2015
Ações têm o esporte como protagonista, mas também abrangem outras habilidades e atitudes dos alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos
As novidades do projeto Esporte e Cidadania para 2015 foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (30/3), em forma de um telejornal bem-humorado, feito especialmente para a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand e representantes da Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal, instituições parceiras no projeto. As ações serão realizadas para mais de 10 mil alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião.
A superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges, explicou que há um novo conceito de trabalho em 2015, cujo principal foco é o esporte. Ela avalia que o esporte precisa ser reconhecido pelos alunos como uma oportunidade de crescimento na vida e de desenvolvimento de uma carreira. "Em cada uma das ações, vamos trazer o esporte como protagonista, mas sem deixar de desenvolver outras habilidades e atitudes, de forma a fazer a diferença na vida dessas crianças e jovens”, reforçou Mariana.
Foco no esporte
Aproveitando o clima pré-Olímpíadas e Paralimpíadas 2016, as competições intercentros serão destaques na programação deste ano, com o Festival Olímpico e o Encontro do Esporte Paralímpico. Já as Copas Esportivas darão espaço às modalidades não olímpicas, como futsal, karatê, jiu-jitsu e ginástica rítmica.
Cursos
Estará de volta o curso de Robótica educacional, com foco em liderança e empreendedorismo para crianças e jovens. As aulas utilizam a metodologia Lego Education.
Mais 120 alunos poderão participar da nova etapa do curso Repórter mirim, que apresenta noções de jornalismo e fotografia para jovens.
Eventos comemorativos
Os familiares dos alunos poderão participar das atividades no Dia da Família, com um pique-nique especial e várias atividades para todos brincarem juntos. Haverá ainda, em dezembro, a Festa de Natal. Uma oportunidade para fortalecer o espírito natalino de solidariedade e amor.
Nós podemos
Durante todo o ano, também serão trabalhados quatro dos oito objetivos do milênio (também conhecidos como os jeitos de mudar o mundo) em temas transversais ao esporte: combate à fome e à pobreza, educação de qualidade, combate a doenças e respeito ao meio ambiente e qualidade de vida. Serão várias atividades lúdicas, como corridas temáticas, clínicas de reaproveitamento de alimentos, gincanas do conhecimento, orientações de saúde.
Trabalho inovador
A expectativa da secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, é positiva. “Vamos realizar um trabalho mais inovador ainda. São atividades extremamente interessantes, que visam todos os segmentos. É bacana ver que existe um elo forte que a Fundação criou com os colaboradores, pois eles são de fato o coração desses Centros Olímpicos e Paralímpicos. Será um ano de muito sucesso, muito trabalho e, acima de tudo, de bons resultados”, destacou.
Acompanhe nossas novidades em www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.facebook.com/esportecidadaniadf