ESPORTE E SAÚDE

Número de mortes por falta de atividades físicas é maior do que pela Aids

Saiba como se livrar do sedentarismo e garantir uma vida mais saudável e de qualidade. A prática de esportes é uma importante aliada da saúde


Camila de Magalhães -

Publicação: 06/04/2015 20:16 | Atualização: 08/04/2015 17:57

O mês de abril é marcado por duas datas que relembram aspectos de grande importância para a vida do ser humano e estão relacionadas aos objetivos do milênio. Em 6 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Esporte pelo Desenvolvimento e a Paz. E no dia seguinte, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde.

A saúde, de acordo com o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. O fato de não estar doente não significa ser uma pessoa saudável, como se acha no senso comum.

Pesquisas revelam que a prática esportiva tem relação direta com uma vida mais saudável e com qualidade. Os especialistas apontam inúmeros benefícios: prevenção de doenças e obesidade, controle de distúrbios como diabetes, hipertensão e depressão, aumento da massa muscular, elevação da satisfação com a vida, sensação de bem-estar, melhora na qualidade do sono, convívio social, entre outros.

No entanto, ainda há muita gente que não se conscientizou e vive no sedentarismo. Os números são alarmantes. A falta de exercícios físicos contribui para a morte de 3,2 milhões de pessoas ao ano, segundo a OMS. Isso representa mais do que o dobro das mortes causadas pela Aids.

No Brasil, o sedentarismo também se tornou um problema de saúde pública, chegando a um índice de 46% da população insuficientemente ativa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Adeus às desculpas


Não ter tempo para praticar um esporte é umas das desculpas mais comuns. O gerente de Centro Olímpico e Paralímpico Márcio Falcão, da Fundação Assis Chateaubriand, ensina como solucionar o problema da falta de tempo. “Em um dia temos 24 horas. Se separarmos 8 horas para dormir e 8 horas de trabalho, nos sobram 8 horas. Digamos que você precise de 4 horas para fazer as refeições. Ainda sobram 4 horas. E o que precisamos pra nos tornar pessoas ativas é de apenas 30 minutos por dia de alguma prática de exercício físico, somente isso”, ressalta ele, que também é educador físico.


Outra desculpa frequente para ficar parado é não gostar de praticar esporte. Aí vem a pergunta: você já experimentou todos os tipos de esporte? “Gosto de comparar esse mito à gastronomia japonesa. Dificilmente, um brasileiro gosta na primeira vez de peixe cru no sushi ou sashimi, mas com o passar do tempo e experimentando novas iguarias, sempre acha algo que agrade. É a mesma coisa com esporte: se permita e experimente várias possibilidades”, observa Márcio Falcão.


Atividades físicas gratuitas

 

Centros Olímpicos e Paralímpicos contam com mais de 30 modalidades esportivas para todas as idades (Edmar Cruz/SEspDF/FAC)
Centros Olímpicos e Paralímpicos contam com mais de 30 modalidades esportivas para todas as idades
 
No Distrito Federal, há diversos locais para a prática de atividades físicas gratuitas. Um exemplo são os 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos, que oferecem mais de 30 modalidades esportivas para crianças a partir de 4 anos de idade, jovens, adultos e idosos, com atendimento especial para pessoas com deficiência. As unidades contam com ampla infraestrutura e profissionais qualificados.

 

A Fundação Assis Chateaubriand atua na gestão pedagógica de quatro centros: Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Conheça mais sobre o projeto Esporte e Cidadania, desenvolvido pela Fundação em conjunto com a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.


E você, ainda vai ficar parado? Movimente-se já!

 

Acompanhe nossas novidades em www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf