A violência no trânsito é responsável pela perda de muitas vidas no Brasil. Os casos de acidentes aumentam a cada ano. Segundo o Mapa da Violência 2014, divulgado pelo Ministério da Saúde e Datasus, o número de mortos cresceu de 31 mil em 1998 para 45,7 mil em 2012. A média é de 23,1 mortos por 100 mil habitantes por acidente de trânsito. No mesmo período, os feridos passaram de 109 mil para 179mil.
Muitos dos casos poderiam ter sido evitados caso houvesse mais conscientização por parte dos motoristas. Mas ainda há tempo para frear essa realidade. E trabalhar a educação no trânsito com crianças é o início do processo. “Começar na infância é garantir a oportunidade de termos uma nova geração mais consciente”, acredita o diretor de relações institucionais da
Fundação Assis Chateaubriand, Paulo César Marques. Ele reforça também a importância de campanhas para adultos. “O trabalho de conscientização visa ajudar as pessoas para a mudança de atitudes e de comportamento”, completa.
Marco em BrasíliaHá 18 anos, os Diários Associados lançaram a campanha de marketing social Paz no trânsito, no jornal Correio Braziliense. Foi um marco para a capital federal. O respeito à faixa de pedestres foi uma das principais conquistas. O incentivo às boas atitudes continua. Porém é possível ir mais longe, com a contribuição da Fundação Assis Chateaubriand. “Podemos dar uma abordagem diferente ao assunto, de forma presencial, mais lúdica, a fim de envolver os públicos de forma mais impactante”, ressalta Paulo César.
A ideia é focar na formação de crianças e conscientização de adultos, além de trazer à tona a questão da mobilidade urbana, com o estímulo ao uso de bicicletas. “Queremos contribuir para que o trânsito seja não apenas menos mortal, mas também mais fluido. Nossa causa de educação envolve informação, conhecimento e comunicação”, explica o diretor da Fundação.