Como fazer das parcerias ações com melhores resultados
Em artigo, diretor da Fundação Assis Chateaubriand Paulo César Marques fala da nova fase da entidade, que tem as parcerias e o trabalho em rede como prioridades
Apesar de o nosso país se encontrar em uma época de instabilidade econômica, há muitos aprendizados e fatores positivos que podem ser extraídos. Também em razão disso, é preciso unir esforços no intuito de contribuir para a construção de uma agenda positiva. Acreditando que é possível fazer mais e melhor.
A confiança da população brasileira em empresas e organizações da sociedade civil é grande, de acordo com pesquisas. E, no caso dessas entidades sem fins lucrativos, a credibilidade vem crescendo no país e alcançou o patamar de 70%, segundo a 15ª edição do estudo global Edelman Trust Barometer, realizada em 2014. O resultado reflete a vontade das pessoas por mudanças nas várias esferas da sociedade.
Isso nos dá uma injeção de ânimo para lutar pela transformação social. Com a Fundação Assis Chateaubriand, os Diários Associados ampliam sua atuação de responsabilidade social, a fim de devolver à sociedade o que o grupo recebe em troca.
Em 2015, estamos implementando na Fundação novas estratégias, que incluem a aproximação e o trabalho em rede com empresas privadas. Juntos, unimos o que temos de melhor e estruturamos programas e projetos transformadores, o que leva à potencialização dos resultados. Nosso objetivo é realizar parcerias com instituições que desejam fazer a diferença nas comunidades não só pela oferta de produtos e serviços de qualidade.
A partir da sensibilização e mobilização para diversos temas sociais, agregamos mais valor aos negócios e geramos benefícios para todos: causas, marcas e pessoas. É o marketing relacionado a causas, uma forma de investimento social corporativo que liga as estratégias de marketing e negócio das empresas com as necessidades da sociedade. E com a realização de campanhas de marketing social, contribuímos para mudar o comportamento do consumidor em relação a causas.
A missão da nossa Fundação é gerar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento humano e social das comunidades. Estamos na busca frequente da profissionalização da nossa equipe para melhoria da eficiência de nossas ações. E podemos ser muito mais efetivos ao lado de empresas que tenham essa vontade de transformar o mundo a seu redor. É preciso o empenho de todos para que se amplie o investimento social no Brasil.
*Paulo César de Oliveira Marques é diretor de relações institucionais da Fundação Assis Chateaubriand