PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Como fazer das parcerias ações com melhores resultados

Em artigo, diretor da Fundação Assis Chateaubriand Paulo César Marques fala da nova fase da entidade, que tem as parcerias e o trabalho em rede como prioridades


Publicação: 02/03/2015 18:12 | Atualização: 02/03/2015 19:52

 'Juntos, unimos o que temos de melhor e estruturamos programas e projetos transformadores', acredita Paulo César Marques (Foto: Freepik) (Freepik)
"Juntos, unimos o que temos de melhor e estruturamos programas e projetos transformadores", acredita Paulo César Marques (Foto: Freepik)
 

Apesar de o nosso país se encontrar em uma época de instabilidade econômica, há muitos aprendizados e fatores positivos que podem ser extraídos. Também em razão disso, é preciso unir esforços no intuito de contribuir para a construção de uma agenda positiva. Acreditando que é possível fazer mais e melhor.

A confiança da população brasileira em empresas e organizações da sociedade civil é grande, de acordo com pesquisas. E, no caso dessas entidades sem fins lucrativos, a credibilidade vem crescendo no país e alcançou o patamar de 70%, segundo a 15ª edição do estudo global Edelman Trust Barometer, realizada em 2014. O resultado reflete a vontade das pessoas por mudanças nas várias esferas da sociedade.

Isso nos dá uma injeção de ânimo para lutar pela transformação social. Com a Fundação Assis Chateaubriand, os Diários Associados ampliam sua atuação de responsabilidade social, a fim de devolver à sociedade o que o grupo recebe em troca.

Paulo César: 'Podemos ser muito mais efetivos ao lado de empresas que tenham vontade de transformar o mundo a seu redor. É preciso o empenho de todos para que se amplie o investimento social no Brasil'  (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Paulo César: "Podemos ser muito mais efetivos ao lado de empresas que tenham vontade de transformar o mundo a seu redor. É preciso o empenho de todos para que se amplie o investimento social no Brasil"

 

Em 2015, estamos implementando na Fundação novas estratégias, que incluem a aproximação e o trabalho em rede com empresas privadas. Juntos, unimos o que temos de melhor e estruturamos programas e projetos transformadores, o que leva à potencialização dos resultados. Nosso objetivo é realizar parcerias com instituições que desejam fazer a diferença nas comunidades não só pela oferta de produtos e serviços de qualidade.

A partir da sensibilização e mobilização para diversos temas sociais, agregamos mais valor aos negócios e geramos benefícios para todos: causas, marcas e pessoas. É o marketing relacionado a causas, uma forma de investimento social corporativo que liga as estratégias de marketing e negócio das empresas com as necessidades da sociedade. E com a realização de campanhas de marketing social, contribuímos para mudar o comportamento do consumidor em relação a causas.

A missão da nossa Fundação é gerar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento humano e social das comunidades. Estamos na busca frequente da profissionalização da nossa equipe para melhoria da eficiência de nossas ações. E podemos ser muito mais efetivos ao lado de empresas que tenham essa vontade de transformar o mundo a seu redor. É preciso o empenho de todos para que se amplie o investimento social no Brasil.

*Paulo César de Oliveira Marques é diretor de relações institucionais da Fundação Assis Chateaubriand