ESPORTE E CIDADANIA

Festa de 7 anos do Centro Olímpico de Samambaia tem abraço gigante

Aulões, circuito, gincana e bolo marcaram o aniversário da unidade esportiva


Camila de Magalhães -

Publicação: 19/10/2016 16:48 | Atualização: 20/10/2016 17:57

Alunos e professores abraçam a estrutura esportiva da unidade de Samambaia (Fotos: Roberta Lopes/FAC/D.A Press)
Alunos e professores abraçam a estrutura esportiva da unidade de Samambaia (Fotos: Roberta Lopes/FAC/D.A Press)
 

Primeiro dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, a unidade de Samambaia celebrou nesta quarta-feira (19/10) sete anos de atividades esportivas e educativas gratuitas para a comunidade. A equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand e a direção do Centro, representante da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF, organizaram uma programação especial para comemorar a data. Foram realizados aulão de hidroginástica e circuito de atividades para adultos e idosos, gincana para jovens e muita brincadeira para a criançada.

 

Um aulão de ritmos reuniu todos no ginásio, com direito a momento cívico. Em seguida, os participantes foram para a área externa, fizeram um grande abraço simbólico nas quadras esportivas e cantaram parabéns. Também foi servido bolo. Pela manhã e à tarde, cerca de mil pessoas participaram da festa.

A estrutura de Samambaia atende gratuitamente mais de 5mil alunos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. São dezenas de modalidades esportivas, com matrículas gratuitas. A gestão pedagógica da unidade é realizada pela Fundação Assis Chateaubriand, em um programa em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

“Ficamos muito contentes em fazer parte dessa história há cinco anos, planejar ações e acompanhar o desenvolvimento de tantos alunos”, destaca Roberta Lopes, gerente-geral de Centro Olímpico e Paralímpico pela Fundação Assis Chateaubriand.

Vidas revigoradas

As atividades vêm trazendo uma série de benefícios para a comunidade. Aluno de hidroginástica e atividade física orientada, Levi Pires Moreira, 80 anos, frequenta o Centro Olímpico e Paralímpico (COP) há 2 anos. “Mudou muita coisa na minha vida nesse período, principalmente por ter uma nova convivência com várias pessoas, não só da minha idade, mas com pessoas mais jovens. Há uma aproximação da gente com os professores, somos muito bem atendidos aqui. Quando a pessoa passa dos 40, começa a ter vários problemas. Na terceira idade, a gente sente que a musculatura, os movimentos começam a defasar e precisa revigorar as partes do corpo para poder chegar lá na frente um pouco melhor”, observa Levi.

Quem acompanha a história do Centro desde a inauguração, em 2009, é Iraci de Souza Carvalho Feitosa, 62. Para ela, o COP é uma segunda casa. “É bom para a mente, para o corpo, para fazer amizades. Antes, eu trabalhava e não tinha condições de fazer nenhuma atividade física. Agora faço corrida, pilates, ginástica localizada e, se pudesse fazer outra atividade, faria. Fico muito feliz de comemorar esses 7 anos. É bom demais ter o Centro para promover lazer para a gente, que não tem muita opção. Toda a equipe é muito boa. Tenho só a agradecer mesmo.”

A pequena Maria Eduarda Araújo Lima, 9 anos, começou na ginástica rítmica este ano. “Gosto muito. Melhorou meu sono, não sinto mais dores. Me deixou mais feliz. Aqui a pessoa pode crescer e virar uma grande ginasta”, observa a aluna.

História

O Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, também conhecido como Rei Pelé, foi inaugurado em 16 de outubro de 2009 e conta com ginásio poliesportivo, duas piscinas, campo de areia, pista de atletismo, campo de futebol com grama sintética, quadras de vôlei e futsal, além de aparelhos de ginástica orientada.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand