Futuro Campeão de Samambaia brilha na Premiação Destaques Aquáticos 2016
Centro Olímpico de Samambaia é eleito melhor clube, seis atletas são os mais eficientes de suas categorias e uma nadadora tem o melhor índice técnico no Festival de Escolas de Natação (FEN) 2016
A equipe de natação do programa Futuro Campeão do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia é novamente reconhecida como referência local. Técnico e atletas colheram os louros do empenho durante a Premiação Destaques Aquáticos 2016, realizada pela Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal, em 29 de novembro no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A cerimônia distribuiu prêmios aos que mais se destacaram no Festival de Escolas de Natação (FEN) 2016.
Na pontuação por entidade nas categorias infantil, juvenil e júnior, o Centro Olímpico de Samambaia ficou em primeiro lugar, com 2.544 pontos, levando o troféu de melhor clube. A equipe foi a melhor nas seis etapas do Festival e levou o primeiro lugar na competição. Quem obteve o melhor índice técnico do FEN 2016 foi Lorraine Brito, na prova 50m livre, com tempo de 29’68. Lorraine também foi a atleta mais eficiente na categoria juvenil feminino, seguida pela colega Priscila Coutinho, que ficou em terceiro lugar.
Outros quatro atletas também ganharam prêmios de mais eficientes em suas categorias: Bruno Medeiros (1º lugar infantil masculino), Guilherme Crespo (2º lugar infantil masculino), Maria Holanda (2º lugar júnior feminino) e Mateus Vieira (2º lugar júnior masculino). O técnico Agnaldo Amorim não conteve a satisfação com os resultados. Para ele, as conquistas são a realização de um sonho, que começou a virar realidade há três anos. “Em 2014, ficamos em terceiro no geral no FEN. Em 2015, em segundo lugar. Agora, em 2016, é o nosso ápice, somos campeões do DF no Festival organizado pela Federação. Competimos com os principais clubes do DF, equipes tradicionais. Isso é resultado do trabalho de uma equipe unida, que trabalhou muito e encarou isso como um objetivo a ser alcançado. Sou todo gratidão”, observou Amorim.
Luta diária
Para a atleta Lorraine Brito, 16 anos, valeu a pena todo o esforço. “Fico muito feliz, nunca imaginei que conseguiria chegar aqui. Quando comecei, não era muito boa. Estou há três anos no Futuro Campeão e este ano, também fui medalhista nos Jogos Escolares”, contou a jovem.
Bruno Medeiros, 14 anos, recebeu o prêmio dias antes de embarcar para o campeonato brasileiro de natação. Ele conseguiu o índice durante o FEN. “É uma sensação muito boa, estamos lutando por isso há três anos. É muito bom conseguir chegar lá. Tive que treinar muito, fazer muito treinamento de força, resistência, fui baixando meu tempo e consegui chegar ao lugar mais alto do pódio. Essa conquista só nos faz querer continuar e seguir bem mais longe. Este ano, consegui o primeiro lugar no FEN, mas tem ainda os federados, que é mas difícil, queria pelo menos o terceiro no ano que vem”, diz o atleta. Bruno adianta que a expectativa para o Brasileiro é baixar seus tempos: “Não tenho tanta chance de estar entre os primeiros, mas vou tentar chegar à final.”
PREMIAÇÃO DESTAQUES AQUÁTICOS 2016, DA FDA-DF
Resultados alcançados pelos atletas do Futuro Campeão do COP Samambaia
Melhor clube (soma da pontuação infantil/juvenil/júnior)
Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia (2.544 pontos)
Melhor índice técnico FEN 2016
Lorraine Brito (Prova: 50m livre. Tempo: 29’68. Índice: 706. Data: 19/11)
Atletas mais eficientes por categoria
Juvenil – Feminino
Lorraine Brito (1º lugar, 187 pontos)
Priscila Coutinho (3º lugar, 147 pontos)
Júnior – Feminino
Maria Alves Holanda (2º lugar, 149 pontos)
Júnior - Masculino
Mateus V. Noronha (2º lugar, 160 pontos)
Infantil – Masculino
Bruno Medeiros (1º lugar, 140 pontos)
Guilherme Crespo (2º lugar, 119 pontos)
Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:
www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/fachateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand