PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Os benefícios do trabalho em rede para projetos sociais são tema de artigo

Gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay fala sobre a importância da soma de esforços e otimização de recursos para melhores resultados


Publicação: 29/07/2016 14:59 | Atualização: 29/07/2016 14:59

'Quanto maior a sua rede de parcerias, maior o valor agregado em seus projetos sociais', avalia Eduardo  (Designed by Freepik)
"Quanto maior a sua rede de parcerias, maior o valor agregado em seus projetos sociais", avalia Eduardo
 

Por Eduardo Gay

O mundo dos negócios cada vez mais utiliza a atuação em rede, que nada mais é do que o estabelecimento de parcerias para ganhos de produtividade e aumento de suas competências.

No terceiro setor, já percebemos o crescimento desse movimento, pois a cada ação realizada em prol da sociedade por uma entidade, quanto maior a sua rede de parcerias, maior o valor agregado em seus projetos sociais.

Uma das mais básicas teorias econômicas é a Lei da escassez, em que as necessidades são ilimitadas, mas os recursos são escassos. Sendo isso uma realidade, como capacitar as entidades do terceiro setor? Como melhorar a gestão dessas organizações da sociedade civil? Como captar recursos para realizar investimentos sociais? A resposta é: por meio de movimentos em rede.

Em Brasília, já percebemos resultados de ações conjuntas entre várias organizações do terceiro setor. Um exemplo é a Rede de Investidores Sociais do Distrito Federal (RIS), criada há dois anos. Ela é formada por um grupo de entidades, até então desconhecidas entre si, que se agruparam, começaram a se conhecer, a se relacionar e a desenvolver ações em conjunto. Dessa forma, uma entidade agrega valor à ação da outra.

Ainda é um movimento pequeno, mas já crescente. O mais interessante foi que o agrupamento de poucas entidades no inicio dessa rede fez fortalecer muito as relações com outras entidades não participantes da RIS, o que gerou novos relacionamentos e pensamentos em novas ações em prol da sociedade.

Um dos resultados desse trabalho em rede é o lançamento do Selo Social em Brasília este ano. O programa consiste em um conjunto de ações entre o terceiro setor, empresas privadas e setor público, que tem como resultado estimado até 2021 quase 18 mil projetos sociais implementados com resultados e impactos na sociedade.

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand