ESPORTE E CIDADANIA

Professores são homenageados por participação nos Jogos Rio 2016

Membros da equipe pedagógica dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF, João Sena e Loreno Kikuchi recebem certificados de honra ao mérito


Camila de Magalhães -

Publicação: 28/12/2016 15:17 | Atualização: 28/12/2016 16:03

Presidente e superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, gerente-geral de Centro Olímpico e Paralímpico e atletas do Futuro Campeão de atletismo participam da homenagem a Sena e Loreno (Fotos: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Presidente e superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, gerente-geral de Centro Olímpico e Paralímpico e atletas do Futuro Campeão de atletismo participam da homenagem a Sena e Loreno (Fotos: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
 

Encerrando mais um ano de trabalhos pelo desenvolvimento social no Distrito Federal, a Fundação Assis Chateaubriand homenageou nesta terça-feira (27/12) dois profissionais que compõem a equipe pedagógica da entidade nos Centros Olímpicos e Paralímpicos. João Sena e Loreno Kikuchi receberam das mãos do presidente da Fundação, Evaristo de Oliveira, certificados de honra ao mérito em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido nos Jogos Rio 2016.


Técnico do programa Futuro Campeão de atletismo no Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho, João Sena esteve nas Olimpíadas do Brasil como treinador do filho, o atleta Caio Bonfim, que quebrou todos os recordes brasileiros e ficou a 5 segundos do bronze na prova de 20km da marcha atlética, terminando em quarto lugar. Foi a terceira vez que Sena esteve em Jogos Olímpicos. A primeira foi em Barcelona 1992, acompanhando Carmem de Oliveira, e a segunda foi em Londres 2012, também com Caio Bonfim.

 

Já Loreno Kikuchi esteve nos Jogos Paralímpicos 2016 como árbitro de bocha. Na época, o professor dava aulas esportivas e de estimulação global para pessoas com deficiência no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia – Setor O. Este mês, foi promovido a coordenador na Coordenação de Pessoas com Deficiência da unidade de São Sebastião.

 

Também estiveram presentes na homenagem a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, o gerente-geral de Centro Olímpico e Paralímpico Márcio Falcão e dois atletas de destaque do programa Futuro Campeão de atletismo em Sobradinho, Lorena Nunes e Max Batista.

 

Exemplos de dedicação

 

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Para o presidente da Fundação, Evaristo de Oliveira, é uma honra ter na equipe profissionais que tiveram a oportunidade de vivenciar o maior evento esportivo do mundo e são uma inspiração para os colegas e alunos. “A Fundação procura fazer um trabalho de qualidade nos Centros Olímpicos e Paralímpicos, com seriedade e comprometimento, e isso só se realiza com um corpo de profissionais dedicados a esse projeto em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF, que dá a jovens a oportunidade de praticar esporte e ter um reforço da formação como cidadão”, observou Evaristo. “É muito importante reconhecer esse esforço, essa participação e contribuição para as Olimpíadas, que ficam como um marco. A gente fica muito satisfeito com esses resultados todos. Quem sabe na próxima olimpíada a gente tenha mais atletas despontando?”

 

A forma diferenciada de lidar com os profissionais foi destacada pela superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges. “A oportunidade que criamos hoje é um reconhecimento especial aos dois, Sena e Loreno, que são nossos colegas de trabalho e que levam adiante o nome da Fundação Assis Chateaubriand. Reconhecer uma participação especial que vocês tiveram em Jogos Olímpicos e Paralímpicos é exercer na prática o que a gente pensa o ano inteiro. É só com essa valorização, esse respeito, esse carinho, que a gente constrói um time que tem potencial e condição de fazer a diferença na ponta, que tenha a motivação necessária para estar com nossos alunos e fazer com que eles despontem e tenham mais chances de fazer um bom trabalho”, ressaltou Mariana.

 

Sonho concretizado

 

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Para João Sena, uma homenagem para aquele que trabalha é como um reconhecimento do seu trabalho. “Significa que estamos despontando e não estamos decepcionando a instituição. Me sinto muito honrado em ter sido recebido pelo presidente, ter sido homenageado e a única coisa que posso prometer para o futuro é que vou continuar trabalhando”, disse o professor.

 

Os Jogos Olímpicos são um sonho concretizado, acrescentou Sena. “Nas primeiras vezes, não pude ficar hospedado junto com os atletas. Este ano, eu realmente participei da Olimpíada, fiquei na Vila Olímpica, foi um espetáculo. Fomos para ganhar medalha. Nos preparamos e ficamos a 5 segundos do bronze. Caio (Bonfim) disse que não ganhou, mas na próxima vai ganhar. Esse é o espírito do atleta. Caio deu uma perspectiva aos nossos jovens alunos de que dá para acreditar”, afirmou o técnico. “Treinamos 5 atletas para ir às Olimpíadas. Uma ficou grávida, outro ficou a 1minuto do índice e acabamos levando apenas o Caio. Mas estamos com uma turma boa no Futuro Campeão. Max Batista e Lorena Nunes estão se preparando para as próximas Olimpíadas. O negócio é treinar.”

 

Experiência inacreditável

 

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
“Me sinto bastante lisonjeado por essa lembrança. É uma felicidade muito grande ter essa honra de ser lembrado pela equipe, atender às expectativas da entidade e passar um pouco do que a gente sabe para um bem maior, que é a comunidade”, comentou Loreno Kikuchi, que está empolgado com a oportunidade de ampliar os trabalhos em São Sebastião e pretende implantar a bocha na unidade esportiva.

 

Sobre a participação nos Jogos Paralímpicos, o profissional avaliou que a pressão gerada em cima da arbitragem é até um pouco maior do que se fosse como técnico ou da comissão técnica. “É um investimento muito grande feito para os atletas no ciclo inteiro e nós, como árbitros, é que vamos decidir o rumo ou o futuro desses medalhistas. Foi uma experiência inacreditável”, lembrou.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand