ESPORTE E CIDADANIA

Clínica com treinadores do Real Madrid ensina a ver o mundo pelo futebol

Em entrevista, representante da Fundação Real Madrid no Brasil José Loureiro fala da parceria com Fundação Assis Chateaubriand e dos benefícios de clínica gratuita para jovens carentes


Camila de Magalhães -

Publicação: 30/06/2016 14:56 | Atualização: 30/06/2016 14:57

'Vão encontrar um treinamento diferenciado, que prima muito pelo valor da equipe e menos pelo individualismo', diz Loureiro (Arquivo Fundação Real Madrid)
"Vão encontrar um treinamento diferenciado, que prima muito pelo valor da equipe e menos pelo individualismo", diz Loureiro

De 11 a 15 de julho, 200 jovens de sete comunidades do Distrito Federal terão a oportunidade de participar de um treinamento gratuito de futebol com técnicos das categorias de base de um dos maiores times do mundo, o Real Madrid. A social clinic (clínica social) foi viabilizada graças à parceria entre a Fundação Real Madrid e a Fundação Assis Chateaubriand, que abriu o sorteio de vagas para alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos que atende: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.

Segundo José Loureiro, diretor da Intersport Brasil, sócia oficial da Fundação Real Madrid no Brasil, as clínicas já são realizadas em 70 países e chegam este ano ao Brasil. Haverá clínicas pagas, mas também as clínicas sociais, voltadas para crianças e jovens carentes. Em entrevista à Fundação Assis Chateaubriand, Loureiro traz mais detalhes sobre esse treinamento, fala dos benefícios para os participantes e deixa uma mensagem de apoio para os participantes. Confira:

Como é esse trabalho da Fundação Real Madrid?

A Fundação Real Madrid é a maior entidade de um clube de futebol que se dedica a ajudar pessoas carentes no mundo. A entidade realiza as clínicas em 70 países. O Brasil é a terra do futebol e não poderia ficar de fora dessa iniciativa. Neste ano, também está sendo lançado na América Latina: Panamá, Argentina e Chile. No Brasil, neste ano, serão realizadas cinco clínicas que é uma semana de treinamento para crianças. Haverá em julho em Brasília e Florianópolis. Em dezembro, em Recife e Fortaleza.

Por que dar essa oportunidade para jovens que não teriam condições de pagar por uma clínica como essa?


 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Um dos maiores esforços que a Fundação Real Madrid faz no mundo é transmitir valores ético-sociais. Essas clínicas sociais são feitas com crianças carentes para dar a oportunidade para que possam enxergar as possibilidades de mundo que têm pela frente. Marcas como o Real Madrid, que não podem ser acessíveis a todas as crianças, se tornam acessíveis e mostram o esforço que significa ter uma equipe atrás, ajudando com os companheiros. Em um treinamento de uma semana, transmite-se valores que signifiquem algo em suas vidas e possam melhorar seu desempenho pessoal e no mundo profissional.

O que os meninos vão encontrar na clínica?

Todas as clinicas são realizadas com três ou quatro treinadores das categorias de base do Real Madrid. Eles vêm da Espanha nos meses de férias para fazer esse treinamento. As crianças podem esperar um treinamento igual ao que se faz no Real Madrid, com as mesmas técnicas de futebol. Vão encontrar um treinamento diferenciado, que prima muito pelo valor da equipe e menos ao individualismo. O que se pretende é fomentar muito os valores de equipe e que as crianças entendam que, muitas vezes, o companheirismo, estar ao lado de uma pessoa, ajudar um adversário, podem compreender outros tipos de opinião que servem não só para o futebol, mas para a vida.

Muitos dos alunos que vão participar da clínica social sonham em ser jogadores de futebol profissionais. De que forma esse treinamento pode contribuir para que cheguem um pouco mais perto desse sonho?

As clínicas não são uma peneira e o objetivo não é encontrar talentos. No treinamento, vão encontrar novas formas de se desenvolver no futebol. Mas o caminho para ser um jogador profissional é muito difícil. Quando as crianças falam de jogo, é realmente um jogo. Mas quando o atleta se torna profissional, a coisa é completamente diferente.

 

É muito difícil ser um jogador profissional. É preciso ter um trabalho constante, qualidades físicas de primeiro nível, trabalhar essas qualidades no dia a dia. Todos os grandes jogadores têm um trabalho enorme e têm que se levantar todos os dias sabendo que vão enfrentar um treinamento muito pesado para poder alcançar o nível máximo exigido em times como o Real Madrid ou Barcelona.

Sabe-se que a união de instituições traz mais força a um trabalho. Qual é a importância da parceria com a Fundação Assis Chateaubriand para a viabilização da clínica social em Brasília?

A Fundação Assis Chateaubriand é muito conhecida em Brasília pelo trabalho que está realizando nos Centros Olímpicos e Paralímpicos. É um trabalho grandioso: tratar de tantas crianças e manter tantas atividades esportivas juntas, com tantos professores, e transmitir valores importantes para o dia a dia das crianças. A Intersport Brasil, por meio da parceria com a Fundação Real Madrid, encontrou um parceiro ótimo. A Fundação Assis Chateaubriand dispõe de todo esse know-how e de toda a base de crianças necessária para um projeto dessa magnitude.

Pretendemos manter nos próximos anos essa parceria iniciada em 2016. Queremos beneficiar crianças que tenham se destacado de alguma maneira nos centros atendidos. E manter essa clínica viva por muitos anos para que seja um reconhecimento ao esforço feito pelas crianças no dia a dia em situações precárias. Para elas, a oportunidade de participar de um treinamento com profissionais do Real Madrid pode ser um grande sucesso para elas.

Que mensagem você deixa para os participantes da clínica social?

Muita gente se assunta com a ideia de que virão os treinadores do Real Madrid e vai ser complicado, ou que não tenha capacidade física de treinar com eles. Nada mais longe da realidade. É um treinamento normal. Não se exige um desempenho esportivo maravilhoso, não precisa ser nenhum profissional de primeira linha, nenhum Cristiano Ronaldo. A clínica está aberta a todo mundo, a todos os níveis.

 

São cinco de dias de um treinamento divertido, um treinamento em equipe, em conjunto. Não estamos buscando um jogador de performance exclusiva. As crianças podem ir tranquilas. Saber escutar e participar do treino como os treinadores vão mostrar. É uma coisa simples, não precisam ficar nervosos. Muitas vezes quando fazemos clínicas, todos ficam numa tensão e não querem falhar em nenhuma bola, mas isso acontece com todo mundo. Pode perder uma bola, acertar um cone. Não vai acontecer nada, ninguém vai chamar atenção nem ser excluído por isso. No treinamento, vão evoluindo a cada dia e se divertindo.

 

Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand