ESPORTE E CIDADANIA

Corrida, concurso de receitas e feira de livros nos Centros Olímpicos

Unidades de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião terão programação especial neste sábado em prol dos objetivos do milênio


Publicação: 15/06/2015 18:25 | Atualização: 15/06/2015 19:42

 

A manhã do próximo sábado (20/6) será movimentada nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Ceilândia – Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Cada unidade terá uma programação especial, com atividades como concurso de receitas, corrida, caminhada, plantio de árvores, revezamento de natação, aulões de alongamento e ginástica, feira para troca de livros e gibis, gincana do conhecimento, recital de poesia.

A ideia é envolver e conscientizar as comunidades no que diz respeito ao combate à fome, acesso à educação básica de qualidade, cuidados com a saúde e respeito ao meio ambiente. As atividades fazem parte da programação Nós podemos, realizada pelo projeto Esporte e Cidadania, da Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Desde maio, os alunos desses COPs vêm desenvolvendo uma série de atividades complementares ao esporte para contribuir com a resolução de grandes problemas mundiais, listados em quatro dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) definidos pelas Nações Unidas, também conhecidos como os oito jeitos de mudar o mundo.

Oportunidade de contagiar 

 (Arquivo SELDF)
Foram criadas hortas comunitárias e jardins suspensos, houve contação de histórias para crianças, estímulo à doação de sangue, conscientização sobre economia de água e luz. Agora é a vez de celebrar o final do primeiro ciclo. As ações tiveram o apoio de instituições como o Hemocentro de Brasília, Embrapa Hortaliças, Cetesi e Fundação Regional de Avaliação Oftalmológica (FRAO).

Ao longo do ano, as quatro unidades esportivas terão trabalhado com cada um dos temas. “Sensibilizando nossos alunos para o espírito de solidariedade e o cuidado com o meio em que vivemos, mostramos que pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença na vida de todos. É uma oportunidade de contagiar as comunidades e provocar mudanças na realidade de milhares de famílias”, explica Marcella Garcia, analista de projetos da Fundação Assis Chateaubriand.

Em 22 de junho, o Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I receberá um ônibus para levar, ao Hemocentro de Brasília, alunos e familiares interessados em doar sangue. Nos dias 24 e 25, a unidade de Ceilândia terá uma palestra sobre horta e nutrição específica para crianças, promovida pela Embrapa Hortaliças.


Mostra de projetos
As ações Nós podemos foram sugeridas por mais de 100 profissionais da Fundação Assis Chateaubriand, entre professores, salva-vidas, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF, durante o seminário Dialogando sobre o desenvolvimento, realizado em dezembro de 2014 pelo Núcleo ODM do Distrito Federal.

A metodologia foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ampliar o conhecimento sobre os objetivos do milênio, engajar a sociedade e trocar experiências. Em 13 de julho, haverá uma mostra de projetos para que as equipes compartilhem os primeiros aprendizados e possam sugerir melhorias para as próximas etapas.

PROGRAMAÇÃO | 20 DE JUNHO (SÁBADO)

COP Ceilândia – Parque da Vaquejada
Tema: O nosso jeito de combater a fome (ODM 1 – Combater a fome e a miséria)
Horário: a partir das 9h
- Concurso de receitas
- Circuito Nós Podemos | Etapa de combate à fome: corrida


COP Riacho Fundo I
Tema: O nosso jeito de celebrar a saúde em comunidade (ODM 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças)
Horário: a partir das 9h
- Aulões de alongamento e de ginástica aeróbica
- Circuito Nós Podemos | Etapa Celebrando a saúde em comunidade: revezamento de natação
- Realização de exames rápidos
- Atividades esportivas e de lazer
- Estande com informações de saúde


COP Samambaia
Tema: O nosso jeito de aprender (ODM 2: Educação básica de qualidade para todos)
Horário: a partir das 8h
- Aulão de ginástica aeróbica + recital de poesia
- Circuito Nós Podemos | Corrida em prol da educação básica
- Feira de troca de livros e gibis
- Gincana do Conhecimento
- Atividades lúdicas e de lazer


COP São Sebastião
Tema: O nosso jeito de preservar e respeitar o meio ambiente (ODM 7: Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente)
Horário: 8h
Circuito Nós podemos | Caminhada e plantio de árvores

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand