NÓS PODEMOS

Alunos dos Centros Olímpicos entram em ação neste sábado por mundo melhor

Caminhada para plantio de árvores, gincana do conhecimento, concurso de receitas com reaproveitamento de alimentos e dicas sobre saúde movimentam unidades


Camila de Magalhães -

Publicação: 24/09/2015 10:02 | Atualização: 24/09/2015 10:39

Mobilização é fundamental para a mudança (Humberto Morais/FAC)
Mobilização é fundamental para a mudança
 

Com o objetivo de envolver e conscientizar as comunidades no que diz respeito ao combate à fome, acesso à educação básica de qualidade, cuidados com a saúde e respeito ao meio ambiente, os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COP) de Ceilândia – Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião estarão abertos na manhã deste sábado (26/9) para o encerramento do segundo ciclo de atividades Nós podemos. O evento é parte do Esporte e Cidadania, iniciativa realizada pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.

Os alunos desses COPs vêm desenvolvendo uma série de atividades complementares ao esporte para contribuir com a resolução de grandes problemas mundiais, listados em quatro dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) definidos pelas Nações Unidas e também conhecidos como os oito jeitos de mudar o mundo. Nos últimos meses, foram criadas hortas comunitárias e jardins suspensos, houve contação de histórias para crianças, estímulo à doação de sangue, conscientização sobre economia de água e luz. As ações tiveram o apoio de instituições como o Hemocentro de Brasília e Embrapa Hortaliças.

Cada Centro Olímpico trabalha com um ODM por ciclo. A cada ciclo, muda-se o tema, até que os quatro assuntos sejam abordados por todas as unidades esportivas. Neste fim de semana, cada unidade terá uma programação especial, com atividades como concurso de receitas, corridas, caminhada para plantio de árvores, revezamento de natação, aulão de hidroginástica, feira para troca de livros e gibis, gincana do conhecimento.

Experiência vira exemplo internacional

O primeiro ciclo foi encerrado em junho e também contou com um dia especial para o encerramento. A experiência virou estudo de caso e foi apresentada pela Fundação Assis Chateaubriand durante a Conferência Internacional de Educadores IEarn 2015, com a presença de professores de 35 países.

As ações Nós podemos foram sugeridas por mais de 100 profissionais da Fundação Assis Chateaubriand, entre professores, salva-vidas, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF, durante o seminário Dialogando sobre o desenvolvimento, realizado em dezembro de 2014 pelo Núcleo ODM do Distrito Federal.

 

A metodologia foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ampliar o conhecimento sobre os objetivos do milênio, engajar a sociedade e trocar experiências. Em julho de 2015, houve uma mostra de projetos para que as equipes compartilhassem os primeiros aprendizados e pudessem sugerir melhorias para as etapas seguintes.

PROGRAMAÇÃO | 26 de setembro (sábado)

COP Ceilândia – Parque da Vaquejada
Tema: O nosso jeito de preservar e respeitar o meio ambiente (ODM 7: Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente)
Horário: 8h30
- Circuito Nós podemos | Caminhada e plantio de árvores

COP Riacho Fundo I
Tema: O nosso jeito de aprender (ODM 2: Educação básica de qualidade para todos)
Horário: 8h
- Natação: 8 horas de revezamento
- Circuito Nós Podemos | Corrida pela educação básica
- Feira de troca de livros e gibis
- Gincana do Conhecimento

COP Samambaia
Tema: Celebrando a saúde em comunidade (ODM 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças)
Horário: 8h
- Aulão especial de hidroginástica
- Circuito Nós Podemos | Corrida Celebrando a saúde
- Atividades esportivas e de lazer
- Estande com informações sobre saúde

COP São Sebastião
Tema: O nosso jeito de combater a fome (ODM 1 – Combater a fome e a miséria)
Horário: 8h30
- Concurso de receitas
- Circuito Nós Podemos | Corrida pelo combate à fome e à miséria

 

> Informações para a imprensa: Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br


Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand