SAIU NO CORREIO BRAZILIENSE

Samambaia em clima natalino

Mais de 2 mil pessoas celebram espírito de paz e união em festa realizada pela Fundação Assis Chateaubriand no Centro Olímpico e Paralímpico


Publicação: 07/12/2015 15:14 | Atualização: 07/12/2015 16:03

 (Fernanda Manara/FAC/D.A. Press)

 

O som do saxofone de Thiers França dos Santos, 29 anos, embalando notas de Bate o sino e Boas festas, emocionou as mais de 2 mil pessoas presentes na manhã de ontem no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia. Autista, o aluno de natação e atletismo foi convidado para participar da abertura da festa de Natal da unidade, realizada pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal. “Aqui, meu filho faz o que gosta. Ele ama nadar, correr, tocar. Vê-lo nesse momento é muito especial para mim”, comentou a mãe de Thiers, Lélia dos França dos Santos.

A ideia do evento, que será repetido no próximo fim de semana nos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada) e São Sebastião, é oportunizar um momento de diversão e confraternização em família, para reforçar a importância da data e fortalecer os vínculos afetivos. Segundo a gerente de Centro Olímpico pela Fundação Assis Chateaubriand, Roberta Gay, as festas mobilizam as comunidades. “Nossos alunos passam o ano inteiro se dedicando ao esporte. As confraternizações são importantes para que venham com seus familiares e, enquanto se divertem nas atividades, façam uma reflexão sobre o espírito de amor de perdão e carinho que o Natal traz”, explicou Roberta.

Atividades esportivas e recreativas, gincana, pintura de rosto e a esperada chegada do Papai Noel movimentaram as centenas de famílias em Samambaia. Na fila para o abraço no Bom Velhinho, a alegria contagiante vinha de Francisco Rodrigues de Brito, 71 anos, emocionado por desfrutar de mais um Natal. Aluno de natação em Samambaia, Brito entrou no ritmo da criançada e se divertiu junto com elas. Animado, manteve o brilho no olhar a cada passo que dava em direção ao Papai Noel.  “O Natal tem muita importância para mim. Costumo a celebrar com minha família, com festa para todo mundo. O importante é a gente estar vivo, a gente viver”, disse Brito.

Partidas de futebol e corrida também fizeram parte da programação. Após algumas horas de diversão, os participantes da festa se reuniram para o almoço. Tomaram os gramados em mais uma demonstração de fraternidade. “O Natal significa muita paz, saúde e alegria. Isso é importante para todas as famílias”, comentou Reginaldo de Sousa Martins, pai do aluno Augusto Martins, 7. Os pequenos Emy Gabrielly, 4, e Isaac Cauã, 8, se divertiram na pintura de rosto, no pula-pula e na piscina de bolinha. A avó, Vanessa Lopes da Silva, aproveitou cada momento com os netos. “Desde ontem, estão falando do Papai Noel. Ficaram muito felizes, correram, brincaram, pularam. O Natal é uma coisa que a gente só tem uma vez no ano, com um símbolo que é para o resto da vida: Jesus Cristo”, destacou, emocionada. 

Para a aluna de hidroginástica Iracema de Almeida, 58, esse é o momento mais importante do ano. Ela lembrou que, na infância, não tinha condições de comemorar o Natal: “Quando eu era pequena, era pobre e não tinha Natal.” Desde que se mudou para Brasília, todos os anos, Iracema se prepara para celebrar com os dois filhos. “O Natal é tudo para mim. Muito especial mesmo.”

FIQUE LIGADO: Natal em família nos Centros Olímpicos e Paralímpicos

12/12 (sábado), das 9h às 13h: Ceilândia – Parque da Vaquejada 
13/12 (domingo), das 9h às 13h: São Sebastião

As festas são exclusivas para alunos dos Centros e seus familiares

 

Fonte: Correio Braziliense 

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand