FORMAÇÃO INTEGRAL

O nosso jeito de estimular a leitura

Ler amplia horizontes e transforma vidas. Conheça o que fazemos para contribuir com a geração de conhecimento e melhora do cenário da educação no país


Publicação: 28/04/2015 23:40 | Atualização: 29/04/2015 11:18

Esporte e leitura são aliados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pela Fundação Assis Chateaubriand (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Esporte e leitura são aliados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pela Fundação Assis Chateaubriand
 

Camila de Magalhães e Mara Karina Silva

Solange Lopes tem 33 anos e começou a ter o hábito da leitura há pouco tempo, depois que a filha, de 4 anos, nasceu. Teve uma infância simples, sem muitos estímulos na escola e na família, mas o tempo a fez perceber que ler faz toda a diferença. Agora, a aluna de ginástica localizada aproveita os livros disponíveis no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia para adquirir novos conhecimentos para ela e a filha.

Todas as noites, lê histórias para a pequena, que vai aos poucos conhecendo as letras e, mesmo com a pouca idade, já aprendeu a escrever o próprio nome, o da mãe e o do pai. Solange, assim como dezenas de outros alunos de todas as idades, podem levar diversas obras literárias para casa. O serviço é gratuito e faz parte da Mala do Livro, iniciativa da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, que aproveitou os espaços de atividades físicas da Secretaria do Esporte e Lazer para oportunizar novas possibilidades de lazer com a palavra escrita. São diversos títulos e estilos literários.

Nas unidades de Samambaia, Riacho Fundo I, São Sebastião e Ceilândia (Parque da Vaquejada), o incentivo ao empréstimo dos livros é feito pela equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand. “Passamos nas turmas, incentivamos e propomos desafios. Aqui os nossos alunos aliam o esporte à leitura. Isso é muito importante. A leitura faz com que eles escrevam melhor, ajuda na concentração e eles têm histórias para contar nas aulas”, destaca a pedagoga Tatiana Morgan.

Os resultados são rápidos, segundo a pedagoga Edna Maria Aquino Silva. “A gente percebe que a leitura realmente influencia. “Eles assimilam a vivência deles como o que está no livro. Também acontece de chegarem surpresos sobre alguma coisa que leram. A leitura é um meio em que a criança se desenvolve, aprende e correlaciona com a vida dela”, observa.

Nós podemos

Essa prática está alinhada com o trabalho realizado pela Fundação Assis Chateaubriand em prol dos objetivos desenvolvimento do milênio, definidos pelas Nações Unidas. Há um grande esforço para contribuir com uma educação de qualidade para todos. Em 2015, será realizada uma série de ações nos quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pelo projeto Esporte e Cidadania. Entre as atividades previstas, estão o encaminhamento de adultos e idosos a programas de alfabetização, contação de histórias para crianças, gincanas do conhecimento, corridas temáticas, além de feiras para troca de livros. Segundo a superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges, é uma oportunidade de contagiar as comunidades e provocar mudanças na realidade de milhares de famílias.

Fora das unidades esportivas, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares são beneficiados com o projeto Leitor do Futuro, também da Fundação, que reforça a importância da leitura e apresenta novas possibilidades de profissões em alguns dos principais meios de comunicação do país, a partir de uma visita à sede dos Diários Associados em Brasília.

O grupo de comunicação também reúne esforços para ampliar o acesso à leitura. Nos últimos anos, o Correio Braziliense realizou uma campanha e arrecadou diversos livros para doação.

 

Confira depoimentos dos nossos alunos campeões de leitura em 2014:

 (Fundação Assis Chateaubriand)
 

 

Acompanhe nossas novidades em www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.facebook.com/esportecidadaniadf