NÓS PODEMOS

Superintendente da Fundação Assis Chateaubriand representa DF em movimento

Seminário em Brasília reúne representantes de todo o Brasil para definir estratégias de implantação de agenda humanitária que busca a melhoria das condições de vida no país


Camila de Magalhães -

Publicação: 13/05/2015 10:23 | Atualização: 13/05/2015 10:45

Colegiado do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade se reúne em seminário de planejamento para definir estratégias 2015-2017 (Arquivo pessoal/ Alex Ximango)
Colegiado do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade se reúne em seminário de planejamento para definir estratégias 2015-2017
 

A superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, agora faz parte do colegiado do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), que reúne instituições públicas, privadas e do terceiro setor em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Na última segunda-feira (11/5), Mariana Borges e Mayane Burti, do Núcleo ODM no Distrito Federal, tomaram posse como representantes do DF no colegiado. A solenidade ocorreu durante a abertura do Seminário Nacional de Planejamento do MNCS, que será realizado até 14 de maio em Brasília.

O colegiado nacional é composto por representantes de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. Até então, a gestão nacional era feita por representantes regionais. Com a reestruturação, espera-se uma maior capilaridade do movimento, com ampla participação dos estados. O Movimento conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Novas definições


Ao longo dos quatro dias de seminário, o colegiado formulará a estratégia do MNCS para o período 2015-2017, a partir da construção de parcerias de longo prazo e a sustentabilidade do movimento. Entre os pontos discutidos, estão o encerramento do prazo para se atingir os 8 objetivos de desenvolvimento do milênio, estipulado pelas Nações Unidas para 2015, e a preparação para a agenda pós-2015, com as novidades dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

“O Brasil tem muito o que celebrar em função dos resultados que conseguiu com os objetivos do milênio. Somos destaque em diversas iniciativas, inclusive sendo o único país que tem um movimento nacional organizado, envolvendo os três setores da economia em prol dos ODM”, destacou Mariana Borges, superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand.

Ela ressalta que o movimento realizou uma série de ações ao longo da última década, como a criação de núcleos estaduais, capacitações de profissionais ligados aos núcleos para ampliar e acelerar o processo de municipalização dos ODM, prêmios de reconhecimento das iniciativas, o portal ODM com informações de indicadores dos municípios, encontros nacionais, acordos de subvenção que são recursos destinados pelo PNUD para apoiar as ações dos núcleos. “Todas essas são iniciativas do MNCS que deixaram o Brasil numa posição de vanguarda e numa condição de termos uma largada mais rápida para os ODS”, avalia Mariana.

Nós podemos


Antes mesmo de aderir ao MNCS em 2014, a Fundação Assis Chateaubriand já vinha realizando uma série de ações que contribuem para um mundo melhor. Participar do Movimento é uma oportunidade de atuar de forma mais integrada a outras instituições que tenham interesse de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Em 2015, a Fundação realiza uma série de atividades complementares nos quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal atendidos pelo projeto Esporte e Cidadania, realizado em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer do DF. As ações são ligadas a alguns dos maiores desafios enfrentados pelo Brasil e o mundo: combate à fome e à miséria, educação de qualidade, prevenção de doenças e respeito ao meio ambiente.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:


www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com Fundação Assis Chateaubriand