..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CAPA »

Brasilienses de 2017: o ano em que elas brilharam

Encontro Brasília destaca 10 nomes que marcaram o ano na capital federal

Encontro Brasília - Publicação:24/01/2018 13:19Atualização:25/01/2018 14:12

No ano marcado pela sombra da economia instável e das crises políticas, ainda é possível enxergar um saldo positivo. No berço da nação, não faltam nomes – nascidos ou criados em Brasília –, que fazem questão de mudar o quadro do pessimismo. E este ano o destaque vem, especialmente, por parte elas. É a primeira vez que as mulheres reinam em supremacia na capa desta edição, já tradicional a cada fim de ano.

Os brasilienses que se destacaram em 2017: Raquel Dodge, Maria Inês Fini, Lídia Abdalla, Alexandre Innecco, Lúcia Braga, Miriam dos Santos, Aline Fernandes, Vânia Ladeira, Alok Petrillo e Rebeca Gusmão (Antonio Augusto/Secom/PGR - Bruno Peres/Esp. Encontro/DA Press - Divulgação - Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Os brasilienses que se destacaram em 2017: Raquel Dodge, Maria Inês Fini, Lídia Abdalla, Alexandre Innecco, Lúcia Braga, Miriam dos Santos, Aline Fernandes, Vânia Ladeira, Alok Petrillo e Rebeca Gusmão
 

São oito nomes femininos somados a dois masculinos. Eles aparecem na cultura e na música, lembrando que a capital federal sempre teve vocação para as boas melodias. Já elas vão da gestão pública até o esporte, passando pela moda, educação, saúde e empreendedorismo. Juntos, eles passam uma mensagem de otimismo e sopram vento de mudança para todo o Distrito Federal e, por que não, para o Brasil?

 

JUSTIÇA

RAQUEL DODGE: A primeira procuradora-geral

Com seu estilo elegante e firme, ela é a primeira mulher a assumir um dos postos mais importantes da nação e tem em suas mãos o comando de operações anticorrupção, como a Lava-Jato. 

èLeia mais

A procuradora-geral da República tomou posse em 18 de setembro do ano passado: 'Preparei-me para o cargo ao longo de toda a minha carreira' (Antonio Augusto/Secom/PGR)
A procuradora-geral da República tomou posse em 18 de setembro do ano passado: "Preparei-me para o cargo ao longo de toda a minha carreira"
 

EDUCAÇÃO

MARIA INÊS FINI: Otimismo e fé no Brasil

Presidente do Inep, ela criou o Enem e o Encceja e não para de inovar à frente da autarquia. Seu maior sonho é ver a educação promovendo o desenvolvimento das pessoas. 

èLeia mais

A pedagoga Maria Inês Fini quer fazer mais pela educação do país: 'Vamos continuar construindo evidências para monitorar as políticas públicas de educação por meio de estatísticas'  (Bruno Peres/Esp. Encontro/DA Press)
A pedagoga Maria Inês Fini quer fazer mais pela educação do país: "Vamos continuar construindo evidências para monitorar as políticas públicas de educação por meio de estatísticas"
 

EMPREENDEDORISMO

LÍDIA ABDALLA: À frente de muitas conquistas

De trainee a CEO, bioquímica consolidou o crescimento do Sabin, que neste ano ganhou 29 prêmios, inaugurou nova sede, entrou no segmento de anatomia patológica e deve faturar 1 bilhão de reais.

èLeia mais

Lídia Abdalla comanda há três anos o Sabin, um dos maiores laboratórios do Brasil, onde trabalha há 18: 'Noventa e nove por cento dos líderes cresceram dentro da casa', diz ela  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Lídia Abdalla comanda há três anos o Sabin, um dos maiores laboratórios do Brasil, onde trabalha há 18: "Noventa e nove por cento dos líderes cresceram dentro da casa", diz ela
 

CULTURA

ALEXANDRE INNECCO: A música é seu ofício

Depois de criar em 2011 um espaço cultural voltado para cursos de canto, o maestro ousou ao fundar a W3 Filarmônica, orquestra formada por 40 músicos, inclusive amadores. 

èLeia mais

O maestro Alexandre Innecco criou em Brasília uma orquestra diferente: 'Temos donas de casa, médicos, músicos aposentados e muitos estudantes' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
O maestro Alexandre Innecco criou em Brasília uma orquestra diferente: "Temos donas de casa, médicos, músicos aposentados e muitos estudantes"
 

GESTÃO PÚBLICA

LÚCIA BRAGA: Exemplo de administração

Há 10 anos na presidência da Rede Sarah, psicóloga gaúcha comanda instituição que tem índices comparados aos melhores hospitais do mundo e planeja novas conquistas para 2018. 

èLeia mais

Lúcia Braga no jardim interno do prédio do Sarah, na W3, que tem painéis de Athos Bulcão: ampliação das consultas de admissão em 25% e das cirurgias em 20% em 2017 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Lúcia Braga no jardim interno do prédio do Sarah, na W3, que tem painéis de Athos Bulcão: ampliação das consultas de admissão em 25% e das cirurgias em 20% em 2017
 

SAÚDE

MIRIAM DOS SANTOS: Referência Nacional

Ela escolheu a pediatria ainda criança e fez dela verdadeira vocação de vida. Seu trabalho pelo aleitamento materno e bancos de leite humano lhe rendeu até um prêmio nacional. 

èLeia mais

Miriam dos Santos coordena setor de aleitamento materno e BLH da Secretaria de Saúde: 'No DF, 65% das crianças menores de 6 meses são amamentadas no peito, enquanto a meta da OMS é chegar aos 50% em 2030' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Miriam dos Santos coordena setor de aleitamento materno e BLH da Secretaria de Saúde: "No DF, 65% das crianças menores de 6 meses são amamentadas no peito, enquanto a meta da OMS é chegar aos 50% em 2030"
 

AÇÃO SOCIAL

ALINE FERNANDES: Para todo mundo sorrir

Ao desenvolver uma técnica de produção de próteses, dentista transforma a vida de pessoas carentes e já conseguiu devolver a autoestima a pacientes de diversos lugares do Brasil. 

èLeia mais

O trabalho de Aline Fernandes no curso 
de odontologia da UnB 
tem conquistado mais adeptps para o programa: 'Os próprios alunos começaram a se oferecer para participar', diz ela (Bruno Peres/Esp. Encontro/DA Press)
O trabalho de Aline Fernandes no curso de odontologia da UnB tem conquistado mais adeptps para o programa: "Os próprios alunos começaram a se oferecer para participar", diz ela
 

MODA

VÂNIA LADEIRA: Com muito estilo

Joalheira nascida em Minas montou sua grife no DF e hoje cria coleções de belas peças que são a cara de Brasília e ganham fama também no exterior. 

èLeia mais

Trabalhando em seu ateliê na Asa Norte, Vânia Ladeira acabou de lançar uma coleção e já faz planos para 2018: vai lançar linha de joias masculinas em abril (Bruno Peres/Esp. Encontro/DA Press)
Trabalhando em seu ateliê na Asa Norte, Vânia Ladeira acabou de lançar uma coleção e já faz planos para 2018: vai lançar linha de joias masculinas em abril
 

MÚSICA

ALOK PETRILLO: O artista iluminado

Com 36 apresentações apenas em dezembro, o DJ que cresceu em Brasília mostra que ainda tem potencial – e garra – para ir além e destacar cada vez mais o Brasil no mundo. 

èLeia mais

Presença garantida nos grandes festivais de música no Brasil e no exterior, Alok agora quer fazer seu primeiro show solo: 'Ainda tenho vários sonhos', diz  (Divulgação)
Presença garantida nos grandes festivais de música no Brasil e no exterior, Alok agora quer fazer seu primeiro show solo: "Ainda tenho vários sonhos", diz
 

ESPORTE

REBECA GUSMÃO: Sem desistir dos sonhos

Depois de ver sua carreira de nadadora ser interrompida e sofrer com a depressão, ela deu a volta por cima, tornou-se personal trainer e modelo e quer voltar às piscinas. 

èLeia mais 

Rebeca Gusmão viu sua vida mudar nos últimos anos: tornou-se mãe, personal trainer e modelo e sonha voltar a nadar como atleta  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Rebeca Gusmão viu sua vida mudar nos últimos anos: tornou-se mãe, personal trainer e modelo e sonha voltar a nadar como atleta
 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 64 | ESPECIAL